Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Para controlar o tempo no Nintendo, computador, televisão...

Como já comentei aqui antes, meu filho faz aniversário no final de setembro. Este ano, o presente mais aguardado por ele foi o Nintendo 3DS, que ganhou dos avós. Como a irmã mais velha já tinha um, ele aguardou ansiosamente (e por quase dois anos) até que tivesse idade para ter o seu próprio. É claro que neste período ele jogou no Nintendo da irmã, várias vezes. Na verdade, acho que ele gostava mais de brincar com o jogo do que ela. Por isso, eu sabia que quando tivesse seu próprio, seria mais difícil controlar o tempo que ele poderia passar jogando.

Há algum tempo, enquanto passeava por um dos blogs que gosto de ler, o Simply Kierste, encontrei uma sugestão excelente para controlar o tempo que as crianças passam usando tecnologia. Guardei a ideia, pois sabia que provavelmente ia precisar dela quando o Nintendo chegasse. Agora, passadas quase três semanas do aniversário e depois de um feriado mais ou menos com tempo "liberado", já deu pra matar a vontade acumulada pela espera e está na hora de colocar o plano de controle em prática.


A ideia é bem simples: são cartões com círculos que vão sendo furados de acordo com o tempo que a criança passa usando equipamentos eletrônicos, ou "tecnologia" como ela os chamou. Cada círculo corresponde a um período de tempo. Como os cartões da Kierste, disponíveis aqui para download, estão em inglês, fiz uma versão (beeeem mais simples) em português e em letras maiúsculas, para que meu filho possa entender. Também separei os equipamentos por nome (nintendo, televisão, computador) pois, no momento, os dois últimos estão sob controle (mas adoraria incluir os três em um único cartão, sem aumentar o tempo!). Para começar, mantive os 12 períodos de 30 minutos e os cartões, aqui em casa, serão semanais (ainda acho que é muito tempo, mas prefiro começar aos poucos). Ou seja, ele poderá jogar no Nintendo durante seis horas por semana e a divisão do tempo, ele mesmo fará. O ideal seria uma hora por dia e um dia "livre". Já conversamos sobre isso e ele pareceu entender a ideia. Vamos ver na prática!


Fazer os cartões é fácil, mas se você quiser ganhar tempo e aproveitar os meus (pode usa-los como estão ou fazer suas alterações), é só mandar uma mensagem para oqueedegosto@gmail.com, ou pelos comentários, que enviarei o arquivo (.docx).

Nenhum comentário:

Postar um comentário