Páginas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Na semana que vem tem Halloween



imagem aqui

E cada vez mais esta festa vem se popularizando no Brasil. Apesar de ser muito associada aos Estados Unidos, ela é uma tradição dos povos de origem anglo-saxã, e bastante comemorada também no Reino Unido, Irlanda e Canadá. Há várias versões para sua origem, mas a mais corrente é a de que tudo começou com os Celtas, que acreditavam que no dia 31 de outubro, o último dia do ano pelo calendário deles, os espíritos dos mortos andariam pelas cidades escolhendo corpos para reencarnarem. Por isso, as pessoas se vestiam como monstros e andavam pelas ruas fazendo barulho, a fim de afastar os mortos. Isso acontecia durante o Samhain, o festival que comemorava o final do verão. O nome halloween surgiu muito depois, após a igreja católica passar a comemorar o Dia de Todos os Santos (All Hallows’ Day, em inglês) no dia 1° de novembro. A noite anterior ao Dia de Todos os Santos era chamada de Hallow Evening (Noite Sagrada) ou All Hallows’ Eve (Véspera de Todos os Santos), nomes que deram origem ao termo Halloween. As lanternas, que originalmente eram feitas com nabos (foram os norte-americanos que passaram a usar abóboras) e o hábito de pedir doces no lugar de travessuras vieram depois, e com certeza trouxeram mais diversão e charme à festa.

  imagens daqui: teias, cantores, aranhas, folhas e flores.


Para comemorar a data nos dias de hoje, além das fantasias, as pessoas também capricham na decoração das casas, especialmente na área externa, e seguem o tema até nas comidas.
 imagens daqui: casa, abóbora, fantasmas, caixão, porta.


Aqui no Brasil não precisamos fazer tanto, mas se você tem monstrinhos ou monstrinhas em casa e quiser dar um toque de halloween à noite desta quarta-feira, aqui vão algumas dicas bem fáceis:

 Ovos cozidos com aranhas feitas de azeitonas.
(aqui)

Cogumelos: ovos de codorna, tomate cereja e maionese.
(aqui)


  Sopa cremosa com teia de creme de leite, ou pudim com teia de leite condensado.
(aqui)


Espaguete com salsicha (eu sei, parece nojento, mas é halloween!).
(aqui)
Só falta acrescentar o molho de tomate (já falamos sobre um aqui).


 
Suspiros fantasmas.
(aqui)

Mousse de chocolate coberto com farelos de bolacha negresco e lápide de bolacha.
(aqui)


 
Cubos de gelo com aranhas.
(aqui)

E para decorar a casa, que tal uns fantasminhas?
(aqui)




2 comentários: